Conhecendo seu Animal…

O Pitbull é um cão de porte médio, que conta com uma constituição sólida e uma pelagem curta, bem como com uma musculatura bem definida. Portanto, é um cão forte e voraz, além de ágil e atlético. Apresenta-se em todas as cores e marcações, deixando-o com graciosidade.

Essa raça acabou sendo desenvolvida principalmente para o confronto direto, sendo que, para esta tarefa, acabaram sendo exploradas algumas das suas principais caracteristicas, como resistência e autoconfiança.

É considerada uma raça muito apegada ao seu dono, e, ao mesmo tempo, demonstra um comportamento não feroz com a maioria das pessoas, dependendo da sua criação.

Seu carinho com as crianças é admirável, assim como a sua docilidade, até mesmo com pessoas estranhas, o que faz com que a raça não seja indicada para guardas de propriedades. Os casos de ataques a pessoas com este tipo de cão é devido a um mau treinamento realizado pelos seus donos, que deveriam ser punidos. Conheça a seguir um pouco mais sobre este incrível animal tão querido de muitas pessoas: o Pitbull.

Origem

A origem desta raça data o século XIX. No ano de 1835, o parlamento inglês proibiu o esporte que era o chamado Bull baitin, uma espécie de jogo sádico, em que os Bulldogs eram utilizados para atacar touros trazidos para a arena, com a intenção exclusiva de lhe amaciar a carne que seria consumida posteriormente.

O cão atacava o touro evitando assim coices e chifradas, agarrando-se ao seu nariz e segurando-o até que ele caísse. Os súditos e a realeza da época procuravam por diversão distraindo-se com tal violência que acontecia na região. A opinião pública, por sua vez, forçou o governo a tomar algumas medidas.

Este esporte foi, então, banido e os criadores que apreciavam toda a rudeza, coragem e também tenacidade dos buldogues puderam voltar a sua atenção para a criação de cães para briga. Começaram criações com bulldogs, misturando a eles algum sangue de terrier, e produziram então os chamados Half and Half, Pit Dogs ou Bull and Terriers. Cães que contavam com um pequeno porte e uma extrema força, dotados de uma maior agilidade que os buldogues, teriam grande força física, superando todas as suas expectativas.

Estes cães foram criados para que pudessem agredir a outros cães, matar ratos, que eram pragas muito comuns na época, mostrando a sua bravura, sua alta tolerância a dor, vontade de lutar até o fim e ainda a afeição com o seu criador. Aos poucos, passaram a se diferenciar em raças, como, por exemplo, Staffordshire Bull Terrier, o Bull Terrier, o Irish Staffordshire Bull Terrier e o Pitbull, que não tinham um padrão para a estética.

Os cães posteriormente migravam para os Estados Unidos como cães de quintal, guarda de fazendas, boiadeiros, cães de luta e caça pesada. Os cães de tipo físico de Bull and Terrier ou half and half foram reconhecidos pela associação mundial de cães em 1898.

Características

As características essenciais do American pit bull terrier(segundo o Padrão Oficial da Raça, descrito pela UKC) são a resistência e auto-confiança. São cães com um alto nível de energia, não devendo assim ficarem presos num espaço pequeno, muito menos em correntes curtas. São cães destemidos e inteligentes.

Em relação às características físicas, o Pit Bull pode pesar entre 13 e 34 kg e possuir entre 43 e 53 cm na altura da cernelha, sendo as fêmeas mais leves e mais baixas que os machos; porém, a proporção correta entre peso e altura é mais importante que as medidas exatas. Os cães não devem ser pernaltas e nem muito pesados para seu tamanho. Possuem musculatura aparente, transparecendo força e agilidade.

Quanto à trufa(narinas) dos cães, há três colorações: Red Nose(nariz vermelho), Black Nose(nariz preto) e Blue Nose(nariz azul/ cinza), sendo esta última uma coloração mais comum em outras raças próximas, como Amstaff e American Bully. Na pelagem todas as cores são aceitas, exceto o merle. As cores de pelagem mais comuns são o vermelho(marrom), preto, e buckskin(fulvo). Oalbinismo é desqualificado, porém o leucismo é aceito. Nos olhos inclusive a cor verde é aceita, no entanto, o azul é completamente abominado. Cães com um olho de cada cor são desqualificados. As orelhas são normalmente cortadas, mas em estado natural elas são de inserção alta e é aceitável semi-eretas ou em formato de rosa

Temperamento

O American Pit Bull Terrier Colby’s Twister, no ano de 1903

São cães que se apresentam dóceis com humanos, porém, podem apresentar agressividade contra outros cães(característica comum em cães do grupo terrier).  É um cão forte, autoconfiante, corajoso, determinado e tem muita alegria de viver. A raça gosta de agradar e é cheia de entusiasmo. É um excelente cão de companhia e é notável o seu amor por crianças. Pelo fato de a maioria dos American Pit Bull Terriers apresentar certo nível de agressividade contra outros cães, bem como pelo fato de seu físico ser poderoso, a raça necessita de proprietários que os sociabilizem cuidadosamente com outros cães desde filhote, e que treinem obediência.

O American Pit Bull Terrier não é a melhor escolha para os que procuram cães de guarda, por ser extremamente amigável mesmo com desconhecidos. Comportamento agressivo para com o ser humano não é característico da raça, portanto isso é extremamente indesejável. Qualquer característica que fuja a essas já mencionadas é totalmente indesejável, sendo fator desqualificante no padrão da raça. É recomendável que por ocasião de passeios públicos estejam sempre com focinheiras que inviabilizam ataques a outros cães.

O Pit Bull é um cão inteligente e versátil, seus exemplares são altamente treináveis. São cães saudáveis, rústicos, que reclamam pouco e oferecem muito aos seus donos. Ao adquirir um exemplar desta raça, o novo dono deve saber de início que por ser um cão atleta nato, necessita de pelo menos 1 hora diária de passeios com exercícios frequentes.

Pit Bull red nose, em alerta

O American Pit Bull Terrier(APBT) e seus parentes tinham uma reputação de cães leais e confiáveis durante as primeiras décadas do século passado, sendo conhecidos como “cães de família” altamente indicado para crianças. Nos últimos anos, contudo, essa imagem mudou graças a sua utilização de forma irresponsável. A extrema popularidade também gerou problemas para a raça, já que são realizados muitos cruzamentos inescrupulosos e mestiçagens, o que pode gerar cães com desvio de comportamento.

Segundo a American Temperament Test Society (ATTS), instituição que estuda e avalia o temperamento e comportamento de milhares de cães de diversas raças diante de situações variadas, o American Pit Bull Terrier teve um dos maiores índices de aprovação, estando dentre os mais dóceis e menos propensos a atacarem pessoas, ficando inclusive a frente de Collies, Cockers, Pastores Alemães, Golden Retrievers, e Dálmatas.

 

Deixe um comentário